A Sexagem Fetal é um exame para a determinação do sexo do bebê. Não é invasivo.

É realizado com uma amostra de sangue da mãe. Durante a gestação, uma pequena quantidade de células fetais passa para a circulação materna. O teste analisa o DNA fetal presente no sangue materno.

Mais especificadamente, o teste baseia-se na identificação de partes (sequências gências) do cromossomo Y, o que determina as características sexuais masculinas. Como apenas indivíduos do sexo masculino possuem esse cromossomo dentro de suas células, sua presença na amostra analisada indica um menino e a sua ausência indica uma menina.

O teste NÃO detecta uma possível gravidez. Assim, se uma mulher que não estiver grávida fizer o teste o resultado será correspondente ao de uma gestação do sexo feminino.

Apenas mulheres com gravidez confirmada deve realizar o exame. Como qualquer outro exame laboratorial, a sensibilidade e a especificidade do teste NÃO são de 100%. A sensibilidade varia de até 70% quando o exame é realizado antes da 8ª semana de gestação e até 99,93%, após a 8ª semana de gestação. Por este motivo, não aceitamos amostras coletadas antes da 8ª semana de gestação. O resultado pode ser inconclusivo, sendo necessária uma 2ª coleta, no mínimo, após 2 semanas para obter-se um resultado conclusivo.

O prazo para o resultado do exame é de até 10 dias úteis !